top of page
Buscar
  • Ronaldo Rodrigues

Novas & Progressivas - FEV 2021

Atualizado: 26 de mar. de 2021

Olá pessoal!


Espero que todos tenham passado bem por esse verão quente e chuvoso de janeiro e pelo feriado do carnaval. Como dizem que o ano só começa depois do carnaval, a primeira newsletter do ano começa agora em fevereiro. Mas os trabalhos de 2021 já começaram no dia 1/1 e eis aqui um sumário de tudo que rolou.


Primeira e mais importante notícia de todas - agora tenho um site próprio!


O objetivo desse site é ser uma plataforma que evidencie meus trabalhos como músico (tecladista) de estúdio para gravações, aproveitando minha expertise em som vintage, bem como divulgar os lançamentos das minhas bandas e trabalhos que participei e os textos/críticas que escrevo. Tem algumas seções dedicadas a contar um pouco da minha trajetória pregressa e uma seleção de trabalhos em áudio e texto. Ou seja, reunir em um só lugar toda a bagunça musical que eu tenho feito.


Ronaldo-Rodrigues-vintage-expert-keyboardist-logo

O site foi desenhado por minha esposa e designer gráfica Fernanda Pio (www.workpio.com) e tem atualizações frequentes e conteúdo exclusivo, postado aqui no Blog. Convido vocês a darem uma visita e deixarem suas impressões - críticas e sugestões são sempre muito bem vindas.

Também concedi uma entrevista para o podcast Frequência Mr. Trip, do produtor/agitador cultural Fábio Drummond, falando sobre meus trabalhos como músico e crítico e batendo um papo sobre o mercado musical e o cenário do rock contemporâneo. Confira aqui:










Abaixo seguem mais novidades:


Gravações, composições e parcerias


O repertório do meu primeiro disco solo já está 99% definido e estamos em pleno processo de pré-produção. O álbum se chamará "Volume II" e ainda não temos uma data de lançamento. No momento, estou buscando parceiros para o lançamento em formato físico e iniciando o trabalho de produção executiva do álbum. Só posso afirmar com certeza que, de um jeito ou de outro, será um álbum de primeiríssima qualidade musical e sairá em formato físico (LP também talvez?) e digital.


Caravela-Escarlate-Ronaldo-Rodrigues-prog-rock-band

A Caravela Escarlate iniciou a pré-produção do novo álbum. Como o momento é delicado, devido a crise sanitária, estamos trabalhando remotamente com cada um dos músicos em seus respectivos home-studios. Já temos o repertório definido e estamos acertando os detalhes dos arranjos. O novo álbum sairá em formato físico e digital pela Karisma Records (Noruega), com distribuição mundial.

Em breve trago uma amostrinha do novo trabalho para vocês por aqui.



Arcpelago-Ronaldo-Rodrigues-prog-rock-band

O Arcpelago está com nova formação, após a saída do guitarrista Diogo Aratanha. Para o posto de guitarrista, recrutamos o experiente Marcelo Amorim, fã de rock progressivo e professor de música. Começamos os ensaios no fim do ano passado, repassando o repertório e já compondo novas músicas. Teremos novidades também do Arcpelago em 2021.


Blue-Rumble-blues-rock-band-single

No mesmo status estão os dois trabalhos internacionais que estou envolvido - o Blue Rumble está pronto para mais uma sessão de gravação (que deve acontecer no próximo mês), na qual concluiremos o repertório para nosso primeiro álbum, e o Orion's Epitaph está em vias de lançar o primeiro single. Aguardem na próxima edição dessa newsletter.




Textos


Três novos textos foram ao ar nesse mês.


Pela BeProg, dissecamos um pouco da vasta biografia musical de Eddie Jobson, um craque nos teclados e no violino. Jobson realmente tem um estilo muito distinto, uma habilidade incrível de construir texturas e sonoridades únicas nos sintetizadores polifônicos. No ano passado ouvi intensamente o álbum Night after Night, do U.K. e não me cansava de ficar impressionado com sua habilidade multi-instrumentista. Veja um pouco da história dele aqui:


U.K.-prog-rock-band-Eddie-Jobson-John-Wetton












Na Consultoria do Rock, publiquei um breve relato da trajetória do grupo alemão Epidaurus, que lançou um belíssimo trabalho em 1977 repleto de teclados. Curiosamente, o grupo contou com um vocalista peruano (!) durante um breve período de sua história ainda nos anos 70. Vale a pena conhecer um pouco mais sobre eles e ouvir seu álbum Earthly Paradise.


Epidaurus-prog-rock-band-1977












E por fim, fiz uma seleção comentada de 5 grandes momentos de Rod Stewart quando ele era um sensacional vocalista de rock! Rod Stewart é referência quando se fala de vocalistas dos anos 60 e 70. Como curiosidade, seu primeiro disco solo pela Vertigo (lançado em 1969) contém uma participação não creditada de Keith Emerson (!). Ainda que sua carreira no pop tenha muitos bons momentos, é no rock que a gente sente o caldo ferver de verdade. Veja no link:



Faces-Rod-Stewart-1972













Abraços a todos!

Logo-Ronaldo-Rodrigues-vintage-expert-keyboardist


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page