top of page
Buscar
  • Ronaldo Rodrigues

Gravações online - uma forma revolucionária de fazer música

Atualizado: 22 de abr. de 2021

Se pensarmos como os discos eram gravados há 20 anos atrás (não muito tempo atrás), veremos que as facilidades trazidas pelo home-studios e pela internet banda larga tornaram as gravações online algo viável e muito vantajoso. Bandas, artistas e compositores do passado com certeza invejariam as possibilidades que gravações online podem trazer para os músicos atuais.


Vou listar abaixo algumas dessas pequenas revoluções que hoje estão a mão de quem quer fazer música contratando músicos de estúdio. Vamos a elas:


- Contratar músicos de estúdio de diferentes localidades, com um vasto leque de experiências e influências. Se no passado, você estaria restrito a músicos da sua cidade, ou os conhecidos pelo seu produtor, hoje você pode encontrar e contratar músicos de qualquer parte do mundo!


- Poder avaliar previamente o que seu futuro parceiro na música é capaz de fazer. A maioria dos músicos de estúdio mantém contas nas redes sociais ou em sites específicos para tal como Soundbetter, Fiverr, Musiversal, no qual é possível ver um portfolio de trabalhos prévios, demonstrações de timbres que o músico dispõe, suas influências, abordagens, etc. Então, a escolha de um músico de estúdio com todos esses recursos, pode ser bem embasada visando um resultado musical de excelência.


- Adquirir uma variedade maior de sonoridades. Com a possibilidade de encontrar músicos de todas as partes do mundo, é possível encontrar especialistas em todos os tipos de instrumentos, dos mais comuns aos mais exóticos. Se você quer, por exemplo, um som de sitar na sua música, com certeza você será capaz de encontrar um sitarista, ou pode até mesmo chamar um autêntico sitarista indiano para o seu som. E o melhor de tudo vem abaixo:


- Redução de custos. Contratar um músico de estúdio de outro país antigamente era impensável (pense, por exemplo, nos custos das passagens aéreas, deslocamentos e hospedagens pra começo de conversa). Hoje você pode contratar alguém do outro lado do Atlântico que vai te entregar uma música (ou um trecho) gravado com alta qualidade, com um preço acessível, sem que nem ele nem você tenham que sair das suas cidades.


- Montar um supergrupo para te acompanhar em estúdio. Se na sua cidade, você está restrito a um conjunto limitado (ainda que numeroso em uma metrópole, por exemplo) de músicos de estúdio para gravar, sujeitos a incompatibilidade de agenda com as datas da sua gravação, com gravações online você pode montar o seu "dream-team" musical com muito mais facilidade, ampliando o leque para músicos do mundo todo, como já dito anteriormente.



71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page