Buscar
  • Ronaldo Rodrigues

3 boas razões para contratar um músico de estúdio

Atualizado: Mar 26

Contratar um músico de estúdio pode trazer diversas vantagens, quer seja para um artista solo, um compositor, um produtor artístico ou uma banda. Vamos detalhar abaixo alguns dos ganhos que podem ser obtidos a partir dessa decisão.



vintage-synthesizer-keyboards


1. Uma bagagem musical diferenciada para sua música

Se você é um artista solo, com um músico de estúdio você pode conseguir uma abordagem diferenciada da que você está usualmente adaptado com seus parceiros. Por exemplo, se você deseja incluir em seu próximo single ou álbum uma música que remeta ao soul-funk dos anos 70, você pode considerar contratar um tecladista especializado em sons de clavinete ou pianos elétricos. Se você quer fazer um cruzamento entre MPB e blues, pode ser interessante contratar um bom guitarrista de blues para fazer o solo da sua música. Até mesmo no caso de sua banda já ter um tecladista, pode ser interessante contratar um segundo tecladista para uma seção de solos do tipo "pergunta-resposta". Tudo isso tornará seus arranjos diferenciados, contribuindo também para o segundo objetivo:


2. Estratégia de divulgação


Ao contratar um músico de estúdio, você está ganhando um parceiro para sua música/álbum. O acordo entre você e o músico de estúdio prevê ganhos para os dois lados - o músico de estúdio ganha visibilidade ao aparecer nos créditos da sua música (e isso valerá ainda mais de acordo com a qualidade da sua música e o sucesso dela) e você ganha alguém que vai falar da sua música para os outros, divulgar em suas redes sociais e eventualmente fazer sua música/álbum ser conhecido por um círculo de pessoas que você ainda não alcançava. Essa divulgação será tanto mais eficiente e valiosa quanto o músico de estúdio que você contratar for alguém bastante renomado ou conhecido. Então, tendo essa perspectiva como base, você pode contratar músicos de estúdio não apenas para ter ganhos musicais no seu trabalho, mas também na disseminação da sua música. Já parou para pensar porque hoje lançamentos em parceria (os famosos "ft.") são tão comuns na música pop? é por um pensamento parecido - divulgação cruzada. Se uma banda que tem 500 mil seguidores em redes sociais chama para uma parceria um outro artista que tem 4,5 milhões de seguidores, teoricamente, esses milhões de seguidores ao menos tomarão conhecimento da banda que convidou o artista em questão. Isso vale para o grande mainstream, mas também vale para artistas iniciantes e com públicos menores.


3. Diversidade traz boas ideias


Agregar músicos contratados, com bagagens distintas da sua, pode representar também novas ideias para os arranjos e até mesmo para a estrutura da sua composição. Nem sempre o autor da música tem uma visão clara dos arranjos finais e, nisso, um bom músico de estúdio pode trazer excelentes insights para sua música - pode incluir uma parte nova, sugerir a repetição de um trecho da música, trazer ideias mais interessante para a introdução ou para a finalização da música, trabalhar forte na questão da sonoridade e da "vibe" da música, etc. Um processo transparente de troca de informações entre você e o músico de estúdio traz bons acréscimos para seu processo criativo. É impressionante o quanto as pessoas tem diferentes impressões sobre uma mesma canção e você, ao contratar um músico de estúdio, pode se beneficiar desse processo.


Ronaldo Rodrigues | Tecladista | Gravações

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo