Buscar
  • Ronaldo Rodrigues

Insights para uma gravação bem sucedida

Atualizado: Fev 21

A gravação de uma música ou de um álbum (um conjunto de músicas) envolve planejamento, como qualquer realização. É um processo que requer tempo, esforços e recursos (financeiros, equipamentos) e precisa estar inserido em uma estratégia clara do que se pretende atingir, para que o resultado seja proporcional aos recursos empenhados.


A primeira etapa, que merece uma boa reflexão, é qual o objetivo se pretende atingir com a gravação. Será uma música/álbum apenas para sentir o feedback do público? apenas como um primeiro cartão de visitas para público e possíveis contratantes? ou é um álbum com plenas pretensões comerciais? visa o mercado interno ou externo? qual o público alvo da música que você está gravando? Parecem perguntas elementares, mas são elas que vão direcionar quanto e quais recursos serão necessários para se obter algum sucesso.


Definido o objetivo (o quê), vem a estratégia (como). A estratégia visa traçar uma rota, uma linha de ação para a qual o objetivo pode ser atingido baseado nos recursos que se tem em mãos. Um exemplo de estratégia: um álbum, que visa o mercado internacional, ter um convidado de renome (músico de estúdio, vocalista ou engenheiro de som) de outro país. E como essa estratégia rebate no planejamento da gravação? simples, você precisará de tempo e esforço para mapear um bom nome para convidar e recurso financeiro para custear essa participação. Se a sua estratégia é conseguir ter uma qualidade de gravação acima da média da qualidade das gravações do seu estilo musical, no planejamento você deverá dispor recursos para custear um estúdio de alto nível e um staff que trabalhe com as técnicas mais avançadas disponíveis. Muitos outros exemplos são possíveis.




Definida a estratégia e o planejamento, é importante que a execução do plano seja acompanhada de perto pelo músico/produtor. Nesse ponto, o controle do prazo de cada trabalho, a distribuição das tarefas dentro do processo de gravação, o acompanhamento de perto de sua realização, se mostram fundamentais para que os esforços empreendidos nas fases anteriores cheguem ao resultado almejado.


Quando se lida com músicos de estúdio em uma gravação, é muito importante que parte do planejamento e do objetivo do trabalho seja compartilhado com este, já que ele aplicará as sonoridades e as abordagens musicais mais adequada para o estilo do trabalho e para o público que se pretende atingir, bem como avaliará os prazos necessários para entregar a gravação de sua parte no tempo e no grau de qualidade adequado.


Com essas dicas simples, uma gravação tende a ser um processo mais previsível e controlado, permitindo que um grau mais elevado de sucesso seja atingido.


Ronaldo Rodrigues | Tecladista | Gravações


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo